usifio4.jpg
Usifio eletroerosao.jpg
Usifio eletroerosao.jpg

A Usifio especializada na prestação de serviços de Usinagem por Eletroerosão a Fio e Furo Rápido, atuante desde Agosto de 2000.

Contamos com uma equipe capacitada, contando com experiência de mão de obra no ramo de mais de 20 anos, utilizando-se da mais avançada tecnologia em equipamentos disponíveis no mercado.
O compromisso da Usifio usinagem por eletroerosão a fio é sempre garantir a agilidade, qualidade e total suporte até a entrega dos serviços, visando sempre a tranquilidade e a satisfação total do cliente.

O processo de usinagem por eletroerosão que conhecemos hoje começou com as observações de Joseph Preistly em 1770. Ele notou  em suas experiências que as descargas elétricas haviam removido material dos eletrodos.

Na década de 1940, dois pesquisadores soviéticos, os Lazarenkos, desenvolveram um processo de usinagem que formou as bases para a eletroerosão moderna.

A usinagem por eletroerosão também é chamada de EDM (Electrical Discharge Machining), usinagem de descarga elétrica, em tradução livre.

O eletroerosão é um processo de usinagem sem contato que usa eletricidade para remover o material.

 

A ferramenta é separada da peça de trabalho por um fluido isolante (água, no caso da eletroerosão a fio) e um potencial elétrico é aplicado. O fluído se rompe e a faísca atinge a peça de trabalho. Isso explode uma partícula da superfície, que é levada pelo movimento do fluido. Ao contrário dos processos convencionais de usinagem, a dureza do material não afeta a velocidade de corte.

Princípios da usinagem por eletroerosão a fio
O processo EDM pode ser usado de duas maneiras diferentes: 

Eletroerosão por penetração
Um eletrodo pré-formado ou formado, feito de cobre ou grafite, é moldado na exata forma que ele deve reproduzir na peça. O eletrodo dispara descargas elétricas altamente controladas em pontos previamente determinados pelo programa de corte removendo assim microparticulas de metal da ferramenta usinada, transferindo a forma do eletrodo para a peça.
 
Eletroerosão a fio: 
Um eletrodo em formato de fio no diâmetro de uma pequena agulha ou menos, é controlado pelo computador para seguir um caminho programado e cortar uma ranhura estreita através da peça de trabalho para produzir a forma necessária.


Usinagem por eletroerosão convencional
Nós, da Steelcarbon, fornecemos o grafite para o processo de erosão por penetração por entendermos que é mais vantajoso (Ver nosso post sobre grafite x cobre). Neste processo, uma faísca elétrica, produzida por um eletrodo, é usada como ferramenta de corte para corroer (erosão) a peça de trabalho a fim de produzir a peça final na forma desejada.

No processo EDM tanto o material da peça como o material do eletrodo devem ser condutores de eletricidade, pois a eletroerosão por penetração age como um curto elétrico que cria um pequeno orifício na peça de metal ao ser disparado pelo eletrodo.

O eletrodo e a peça de trabalho são ambos submersos em um fluido dielétrico, que geralmente é um óleo lubrificante. Um servomecanismo mantém um espaço de aproximadamente a espessura de um cabelo humano entre o eletrodo e a peça, evitando que eles entrem em contato.

PRECISÃO DA ELETROEROSÃO A FIO
A velocidade e a precisão são controladas pelo gerenciamento dos parâmetros de corte – potência e frequência – e pelo controle da taxa de descarga do fluido.

Menor poder e velocidade melhoram a precisão. Isso ocorre porque a lavagem move o fio levemente e a pressão de descarga é maior em taxas de avanço mais altas. Além disso, o fio se dobra levemente no fenômeno conhecido como barril e, em velocidades mais altas, o efeito é mais pronunciado.

Tolerâncias de +/- 0,001 “são alcançáveis ​​durante um passe de desbaste relativamente rápido. O corte da potência e a redução da pressão de descarga para uma camada superficial atingem cerca de +/- 0.0005”. O acompanhamento com um segundo passe de correção melhora a precisão da eletroerosão, para cerca de +/- 0.0002 “.

PARA SABER MAIS SOBRE USINAGEM POR ELETROEROSÃO A FIO

Telefone: (11) 4025-3600 (11) 4024-5439

E-mail: contato@usifio.com.br

Avenida Eugen Wissman, 2300 - São Luiz Cep 13304-270 - Itu/SP